sexta-feira, 30 de julho de 2010

Igreja São Sebastião

Fevereiro 2011
"Pérola".
Relíquias de Santa Faustina.




Família RIBAS.


Capela São Sebastião.

/De Livro de Tombo da nossa paróquia/


Capela São Sebastião existe há quase duzentos anos sendo reconstruída em alvenaria no ano de 1887. conforme pesquisas realizadas com moradores antigos, esta foi a Primeira capela existente no município. Na época o Coronel Pedro Amalio Ribas, senhor dono de grandes poderes econômicos e de cultura, designou seu filho Acácio Ribas, responsável pela reconstrução da capela, pois era uma exigência do Bispo a melhoria da mesma. Conta-se que o padre visitava a Capela de dois ou mais meses, e era usada neste inteirim o capelão Sr. José Lourenço para os ofícios de domingo, o qual vinha da localidade de Lageado.

Em 1887 era o Padre Dionizio Carrono e o Bispo Dom Lino Deodoro Rodrigues de Carvalho que assistia Capela e no dia 18 de abril do mesmo ano foi batizado Paulino filho legitimo de Salvador Lourenço e M. Rita, sendo padrinhos Joaquim Preto e sua mulher Laurinda M. Cordeiro.

Em dias próximos aos festejos de São Sebastião, havia muita agitação nos preparativos e seus festeiros chegando com obrigações a cumprir e o Sr. Antonio Italiano e José Velho eram responsáveis pela queima de fogos de artifícios na véspera, donde vinham para a confraternização moradores de Lapa, Rio Negro e outras cidades próximas. No domingo exibiam-se os melhores trajes e Dona Maria Cordeiro preparava os deliciosos bolinhos de polvilho de grande fome pelas redondezas.

Esta foi e é uma das grandes festas até hoje, onde se reúne o maior número de devotos de São Sebastião.

Conta-se que o sino temperado em ouro tinha repiques perfeitos e quando tocado escutava-se a longas distâncias com precisão. O sino foi roubado, e até hoje não há notícias.

Existe muitos devotos de São Sebastião, pois em suas necessidades e aflição suplicam a intercessão do Santo, sendo atendido em seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário