Capela Divino Espírito Santo.
Sobre origem da festa do Divino Espírito Santo.
“De origem portuguesa e com características diferenciadas em cada região do Brasil, a festa do Divino é composta de missas, novenas, procissões e shows com fogos de artifício. Em cidades como Maranhão, bonecos gigantes divertem as crianças, enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis recolhendo ofertas e donativos para a grande festa de Pentecostes. Em Piracicaba, no interior de São Paulo, as comemorações ocorrem em julho, às margens do rio Piracicaba, reunindo milhares de pessoas.
A festa de Pentecostes entre os Judeus tinha um duplo significado: celebrava-se a festa das colheitas e também a entrega das Tábuas da Lei a Moisés.
O Espírito Santo foi enviado para que compreendêssemos a grande obra redentora do Pai. Ele significa a Alma da Igreja, e nos os participantes desta, portanto, devemos agir como seus discípulos.”
A construção da Igreja do Divino em Campo do Tenente iniciou-se em 1918 e foi concluída em 1936. A iniciativa partiu de um trabalhador rural, chamado Marculo dos Santos, e teve apoio financeiro dos ferroviários da época.
O senhor Marculo promovia festas num paiol em sua propriedade, em louvor ao Divino Espírito Santo, de quem era devoto. Nos sábados aconteciam novenas dos ferroviários com shows artísticos. Havia procissões das famílias, com bandeira do Divino, gaita, violão, cavalos e carroças do CTG. Eles visitavam casa por casa, onde era oferecido um café, também havia a arrecadação de donativos e prendas. Donativos estes que Marculo destinou à construção da capela.
Atualmente a bandeira é recebida pelo coordenador de cada setor. Todo ano Campo do Tenente recebe muitos fieis que vem agradecer ás graças concedidas pelo Divino Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário